domingo, 19 de dezembro de 2010

Bem Vindos ao Museu Florestal!

O Museu Florestal Octávio Vecchi está localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, antigo Horto Florestal, Zona Norte de São Paulo.

Vista lateral do Museu e Monumento onde passa o Trópico de Capricórnio


Idealizado pelo Engº Octávio Vecchi, então diretor do Serviço Florestal (atualmente Instituto Florestal), que, preocupado com o desmatamento, queria estudar formas para diminuir este fato e deixar um legado das espécies nativas.

Inaugurado em 1931 com o objetivo de expor um acervo relativo às espécies nativas e à interdependência entre a fauna e a flora. Em 1948, passou a denominar-se Museu Florestal “Octavio Vecchi”.

O Museu possui dois pavimentos, o superior e o inferior. O pavimento superior abriga um grande acervo de madeiras de árvores do Estado de São Paulo em forma de mobiliário, entalhes, artesanatos, etc. O pavimento inferior, que possui acesso livre, é um espaço com parte do acervo e é onde acontece exposições temporárias e os eventos do Museu.

Apesar de estar com a popularidade baixa, devido a um tempo que ficou fechado, o Museu Florestal já teve nomes muito conhecidos que assinaram seu livro de visitas, como Tarsila do Amaral e Santos Dumont.

Vamos ajudar a reviver os grandes momentos do Museu Florestal Octávio Vecchi! 



Visitação:
Terça a Sexta: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Domingo: das 10h às 15h30

As visitas são monitoradas com o pagamento de uma taxa de R$3,00. Estudantes pagam meia entrada, menores de 8 anos e maiores de 60 não pagam. Para o pavimento inferior a entrada é franca.

Atenção: Nos dias de chuva, devido às condições técnicas, o Museu fica fechado ao público.


Então, se você está na Zona Norte, no Horto Florestal, gosta de arte e/ou é curioso, não deixe de passar no Museu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário